sábado, 17 de setembro de 2011

Salão de Humor Piracicaba 2011

     Já comentei um pouco do 38º salão de humor de Pira, mas não dá vontade de parar de falar. Viajar entre os trabalhos selecionados foi uma chance de rever o mundo atual sob vários pontos de vista e apenas isso já é um privilégio pra quem vai lá. Mas além disso, os trabalhos estavam belíssimos visualmente!   Gostei dos trabalhos premiados, embora em alguns casos, tenha achado que outros selecionados estavam melhores, mas se essa escolha se mostrou justa para os jurados, quem sou eu para questionar isso? Na verdade, não importa mesmo. Pelo menos para mim, só de estar ali, já foi uma festança, sô! Minha família toda tava lá, ri pra caramba! E foi muito legal reencontrar os amigos, além do Edu Grosso e o Junior, que foram os responsáveis por toda essa belezura de salão! Parabéns aos dois!

   Para minha maior supresa, tive quatro trabalhos selecionados (enviei 5). Dois deles, já havia postado aqui antes, pois fizeram parte da exposição "Batom, Lápis e TPM", que o CEDHU organizou no início desse ano.



"Drakozy e VampBruni"

Eu  estava fazendo uma charge em 3D (com Fimo), sobre as revoltas populares contra o regime ditatorial na África e Oriente Médio e o envolvimento de alguns países da Europa e EUA. Minha idéia foi a de fazer um grande jogo de playstation em que os representates desses países estariam se divertindo com a exposão de cabeças de pessoas de várias origens e culturas. A cabeça de cada um dos líderes de governo (Obama, Gadaff, Mubarak, Sarkozy, Berlusconi, Al Assad, David Cameron) está caracterizada como um inimigo das HQ, como a Múmia, Frankeinstein, Dracula, Lobisomem, Coringa, Duas Caras. O corpo deles é de criança, com camisetas de caveira. O cenário é o de uma casa comum, fiz o sofá, tapete vermelho e um grande porta retrato com os grandes ditadores do passado e da atualidade.  Eu ia fazer todos os bonecos com Fimo, mas tive problemas de saude naquele momento e não consegui ir até o fim com os bonecos. Então terminei apenas o Sarkozy, acrescentei a Carla bruni e fiz um cenário para eles. Minha mãe fez a capa do conde Drákula (a capa ficou linda!) e o casal estava pronto!

Mas não desisti da charge e tentei terminar os bonecos no papel mesmo. É claro que o resultado não foi uma Brastemp, mas considerando minhas possibilidades naquele momento, fiz o que era possível... Por isso, foi demais pra mim ser selecionada com essa charge! É dificil mostrar o trabalho num ângulo só, por isso, não dá pra ter uma idéia com fotos. Eu fiz um filminho bem simplesinho pra tentar passar essas idéias aqui!



Nair de Teffé, a Rian do Brasil



Os outros trabalhos selecionados foram aqueles que estavam antes na exposição Batom, Lápis e TPM




Nenhum comentário:

Postar um comentário