Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de novembro de 2012





Sobre a obra de John Singer



Sobre a obra de John Singer


Sempre gostei do trabalho do Gonzalo Cárcamo...Ele é um artista completo, um dos melhores ilustradores e caricaturistas desse time no Brasil. Comecei a fazer um curso de aquarela com ele, desde fevereiro, e está sendo uma experiência maravilhosa. Pena que no fim do mês será a última aula... Fiz alguns estudos, ainda tenho muito, muito que praticar. Aquarela é uma arte dificílima, nunca sabemos aonde ela vai nos levar, as vezes pode virar um grande desastre,rsrsss. Meu maior desafio é ser menos "dura" nas nuances, nos traços, deixar as cores e linhas se encontrarem com mais suavidade. E tirar um pouco os pés da realidade. Aqui estão alguns estudos fiz durante o curso.

3 comentários:

  1. Bem, Cláudia, não sei se isso de "achar" que nunca está bom o suficiente é de toda pessoa talentosa, mas parece que é o caso de muita gente, inclusive você. Eu, como completamente leigo no assunto, só posso dizer que essas aquarelas ficaram lindíssimas. Aproveito para lhe fazer algumas perguntas (espero não estar sendo inconveniente): é que aí no seu perfil está informado que você cursou Letras na Unesp etc, mas você trabalha como ilustradora (belíssimo trabalho). Fez algum curso (ou cursos) na área de ilustração antes ou já tinha mesmo talento para ser autodidata? É que eu não tenho esse talento mas quero ver se consigo desenvolver algum fazendo cursos e praticando muito. Se você mora em Ribeirão (tenho alguns parentes aí) teve que se deslocar até o Rio para fazer o curso com o Cárcamo (se não me engano ele é de lá)? Bem, por enquanto é só, desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miguel, fico muito feliz por ter visitado meu blog e por ter comentado meus trabalhos! Muito obrigada! É que no caso de aquarelas, realmente é preciso muita dedicação para conseguir ter afinidade com a técnica.
      Eu sempre gostei de desenhar, apesar de ter feito graduação em outra área. Mas fiz vários cursos, de gravura em metal, ilustração, aquarela, sempre é bom ter contato com professores que dominam essas linguagens. No instituto Tomie Ohtake tem cursos muito bons. Se vc. mora em São Paulo, vale a pena. O curso do Cárcamo eu fiz em São Paulo, durante o ano passado. Ele também dá cursos em Ilha Bela. Espero que você se aventure nesse caminho e que me mostre depois seus trabalhos! Valeu por tudo! E boa sorte!
      Beijão!

      Excluir
  2. Cláudia, obrigadíssimo pela atenciosa e supersimpática resposta. Não moro em São Paulo (capital), mas moro no Estado, em Votuporanga, próximo a São José do Rio Preto (pelo menos essa você deve conhecer). Claro que se eu morasse numa cidade maior e ainda mais próxima de Sampa seria mais fácil fazer esses cursos. (Se eu morasse em Sampa mesmo, já teria feito uns 1.500 cursos.) Mas a distância nem é tão grande assim, além das principais rodovias estarem em boas condições. Ou seja, dá muito bem para encarar cursos de fim de semana, até porque já fiz um de desenho básico há alguns anos. Já ouvi e li algumas coisas sobre Tomie Ohtake, o instituto e a artista. Deve ser mesmo muito bom. Pelo pouco que vi em seu blog deu para notar que você e seu irmão tem mesmo veia artística. Parabéns aos dois. E, mais uma vez, obrigado pelas palavras de incentivo. Ah, e se tudo der certo, vou sim lhe mostrar alguma coisa. Pena que ainda vá demorar um pouco, mas vou fazer o máximo possível para que não demore tanto. Boa sorte e beijão para você também!
    PS- Pelo menos por parte de pai, sou seu "brimo". Minha avó paterna é filha de libaneses e meu avô, já falecido, era de lá mesmo. Pelo lado materno sou um Liga das Nações (como diria o barão de Itararé): avó italiana e avô mulato, descendente de negros e portugueses.
    PS2- Volta e meia "te vejo" na Folha, foi através dela que soube de você.

    ResponderExcluir